Os moradores da Vila Beatriz foram contemplados com mais uma melhoria na acessibilidade, qualidade de vida e infraestrutura da região onde vivem. A obra concluída implantou um novo acesso para a avenida Carmélia Dutra, local que antes era apenas um caminho em meio a terra, e que agora conta com uma travessia asfaltada, escadaria e corrimão em toda sua extensão. A intervenção era uma demanda antiga da comunidade e foi uma indicação do Conselho de Vilas, Favelas e Periferias.
Com um investimento de aproximadamente R$ 55 mil, a nova passagem implementada garante um acesso mais seguro entre o ponto de ônibus e o bairro, evitando que os moradores precisem atravessar a Via Expressa.
A prefeita Marília Campos, que visitou o local para verificar sobre as condições do território, ressaltou a importância de estar presente nos locais, ouvindo os moradores e entendendo quais são suas prioridades.
“Essa é mais uma obra do conselho de Vilas, Favelas e Periferias, executada pelo município, uma passagem que garante o acesso para a utilização de equipamentos do bairro Maria da Conceição, como as escolas e a UBS".
Marília Campos, prefeita de Contagem
Marília ainda complementou: “Durante a visita, pude ouvir os moradores e acolher outras demandas que são urgentes no local. Concluímos uma intervenção que melhorou a qualidade de vida dessas pessoas, mas queremos fazer mais. É dessa forma que conseguimos identificar o que a população precisa, estando no território, ouvindo os conselheiros e moradores, dando voz à eles por meio da participação popular,” concluiu.
Para o morador Marlon Martins, a conclusão dessa passagem é sinônimo de tranquilidade e mobilidade. “Nós tínhamos um problema crônico aqui, porque o bairro não tinha saída, era um trilho, cercado de matagal, muito perigoso. Agora ficou bacana demais, o que tinha que fazer, foi feito. Mesmo quando chover, ainda assim teremos muito mais segurança, porque está tudo cimentado. O passeio todo calçado, um caminho estruturado, corrimão, escadaria…ficou uma maravilha, tanto o acesso, quanto a saída para o bairro,” ressaltou ele.
A entrega da obra é uma das muitas conquistas do Programa de Melhorias de Vilas, Favelas e Periferias, iniciativa da Prefeitura de Contagem que busca reduzir as desigualdades sociais e territoriais, dando destaque para locais e grupos, antes invisibilizados pela gestão pública. As intervenções realizadas pelo programa tem foco em garantir mais segurança, acessibilidade, mobilidade e qualidade de vida para a população que mora em áreas mais vulneráveis.
A conselheira de Vilas, Favelas e Periferias, Zeferina Fagundes, destacou a importância da entrega dessa travessia e da atuação do conselho. “Isso aqui pode parecer uma coisa pequena, mas para nós é muito, tem um enorme significado. Tinha anos que o bairro aqui estava abandonado e, agora, com uma gestão comprometida em ouvir a população, temos conquistado avanços para a Vila Beatriz. Então só tenho a agradecer, pelo que tem sido feito e por poder atuar junto ao governo, levando as demandas da região, por meio do nosso conselho,” finalizou.
Estiveram presentes, também, a secretária de Serviços Urbanos, Renata Gomes; o presidente da Conparq, Avair Junior; a subsecretária de Participação Popular e Administração Regional, Michele Caldeira; a administradora da Regional Eldorado, Renata Lima e representantes do Legislativo de Contagem.